-
Arquitetos: Vigsnæs+Kosberg++ Architects
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nils Petter Dale, Sebastian J. Øvrebø, Magnus Aamand Lindquist
-
Fabricantes: Brick
Descrição enviada pela equipe de projeto. Wessel é um novo empreendimento residencial e comercial no centro de Asker, Noruega. Asker é um dos principais subúrbios de Oslo, com um centro animado e compacto. O terreno escolhido era o último vazio no centro da cidade, com uma posição privilegiada ao lado da estação de trem. O projeto tem como objetivo redefinir um quarteirão que se encontrava em uma situação fragmentada. O volume foi adaptado às alturas dos edifícios circundantes, mantendo e fortalecendo rotas e vistas ao longo das ruas e caminhos existentes.
Seguindo uma forma mais retangular em direção às ruas, o projeto é mais suave, com uma fachada ondulada em direção ao centro da quadra. Isso permitiu que o interior do projeto fosse ajustado de forma precisa para maximizar a luz solar e as vistas, além de fornecer uma grande variedade de tipos de apartamentos.
A parte central do projeto sobe para 7 andares, além do jardim na cobertura, enquanto as partes externas variam entre dois e 5 andares, dependendo do entorno. O uso é misto, composto por lojas e restaurantes no térreo, escritórios no primeiro andar e apartamentos do segundo ao sexto andar. O estacionamento foi movido para o subsolo, juntamente com serviços e instalações técnicas.
As fachadas são revestidas com tijolos claros de cor areia, conferindo ao edifício uma aparência leve, ao mesmo tempo em que estabelece uma conexão com os edifícios predominantemente revestidos de tijolos no centro da cidade. A fachada é articulada usando alvenaria em relevo ao redor de cada andar. Cada faixa de alvenaria é perfurada sempre que há varandas e terraços, conferindo uma riqueza de detalhes e uma expressão que muda de caráter com a luz ao longo do dia.
A leveza do tijolo é complementada pelo amplo uso de carvalho, tanto no revestimento quanto nos caixilhos das janelas no térreo, bem como em todos os forros ao ar livre. Além disso, o projeto incorpora um parque central conhecido como "Jardim da Farmácia", nomeado por causa de uma antiga farmácia do local. Acessível por todos os lados da quadra, este espaço verde oferece um refúgio íntimo e pacífico, abordando a falta de tais comodidades em Asker.